segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Projeto prevê contemplar as ações do Programa "Brasil sem homofobia" de acordo com o artigo:V - " Direito à Educação: promovendo valores de respeito à paz e à não-descriminação por orientação sexual" e IX - "Política pra a juventude".
*
*
Um dos objetivos principais é trazer a discussão para dentro da escola de formação de professores a questão da diversidade de expressão e orientação sexual que é um tema muito dificil de ser abordado no seu coditiano. "A educação escolar estabeleceu em seu coditiano um padrão de referência de pele branca, classe média e masculina, sendo portando, ocultando o sujeito homossexual e todo e qualquer indivíduo que não seja contemplado com os indicativos." Criados por uma sociedade heteronormativa, que só aceita a heterossexualidade como realidade inquestionável.

Lidar com a sexualidade sadia e livre de estigmas, a Escola como espaço de reflexão e ação contra o preconceito, desconstruindo mitos. é o que buscamos com esse projeto.

Pro Dia Nascer feliz.....

Antonio Pinheiro

14 comentários:

Anônimo disse...

Professor

aqui quem está falando é o aluno José Renato

eu toquei no projeto
e gostaria muito de ver os vídeos...

Mande pra mim por favor...
meu e-mail é

Renato_caruso@hotmail.com

Anônimo disse...

Nesse dia nóis tivemos uma palesta muito interessante e explicativa,fizemos cartazes sobre o assunto,mais não foi permitido ser exposto,pois a diretora não permitiu,eu achei essa atitude muito preconceituosa.

Aluna: Lorena
Turma:1001

Anônimo disse...

O filme foi muito criativo,a palestra foi interessante,tudo foi muito esclarecedor.Fizemos cartazes para ser exposto mais não foi permitido colar na escola.

Aluna:Rayanne G.
Turma:1001

helloween123 disse...

Eu achei o filme muito legal e acho importante trabalhar esse assunto pois existem varias pessoas preconceituosas.E gostei muito de fazer o cartaz pena q nao pode ir a mostra.



Aluna:Dayane Cardoso
Turma:1001

Anônimo disse...

Assisti ao filme:Transamérica,e achei muito intessante pois retrata
como as pessoas são preconceituosas
e nos mostra como é importante aceitar as pessoas independente da identidade destas.Gostei também do debate que teve após o filme.

Aluna:Silviane
Turma:4008

Unknown disse...

Participei de um debate falando sobre os preconceitos que os homossexuais sofrem em relação a inclusão na sociedade. Foi mt bom, pois mtas pessoas saíram de lá, nao digo que 100%, mas uns 50% com o pensamento modificado. Aliás, todos são iguais perante a lei.
Juliana
T: 4011

ELISABETE disse...

Bom o que falar desse assunto tão polêmico.Só que foi muito interessante pois ajudou com que as pessoas pudessem ver um pouco o outro lado da moeda, pois muitas pessoas acham que os homossexuais não são pessoas,mas depois da palestra perceberam que são sim seres humanos e que fazem parte de nossas vidas.Infelizmente ainda existem pessoas que preferem não entender e ainda dizem que não são preconceituosas,tenho a esperanças que um dia essa situação vai mudar .Infelizmente alguns cartazes não puderam ser expostos por preconceito da nossa própria direção.BEIJOS prof.Elisabete da turma 4.011

Anônimo disse...

Assisti ao desenho que o professor passou para a turma 4008. Depois de um debate com a turma, foi solicitado a confecção de uma história infantil abordando o assunto.
Infelizmente parece que a escola e seus gestores ainda têm bastante preconceito sobre o assunto, pq apesar de deixarem ser apresentadas as palestras, não permitiram que os cartazes e outros trabalhos fossem expostos.
Como está escrito no próprio blog, o não preconceito contra homossexuais deve ser trabalho numa escola de formação de professores, para que nós passemos essa mensagem para nosso alunos e, quem sabe, construir uma sociedade livre de preconceitos.

Aluna: Vanessa Ribas
Turma: 4008

Anônimo disse...

Esse projeto é muito importante para conscientizar as pessoas,pois,começa na escola essa conscientizaçaõ aos alunos não terem preconceito!!!!!!enfim estamos lutando para uma sociedade melhor porque somos iguais independente de nossas escolhas que traçamos!!!!!!!!

Aluna:Suelen Rodrigues
Turma:4008

Anônimo disse...

A realização desse projeto, foi ótima...
Abriu as nossas mentes em relação ao assunto, mostrando que o preconceito ainda é muito grande e que devemos derrotá-lo...

Aluna: Fabiane
Turma: 4008

Dirceu Castilho disse...

FAZER A DIFERENÇA!
Caro profº Antonio Pinheiro e alunos e alunas do IESK parabéns pelo trabalho e ousadia de vocês ao trazerem para a escola a discussão de um tema que a Escola, insiste em querer não assumir como um questão sua. Parece e nos quer fazer crer, MAS ISSO NAO É VERDADE, que seus sujeitos são ASSEXUADOS. Desde aquele ou aquela que ocupa o mais alto escalão da hierarquia na escola, até o mais humilde funcionário,responsável ou aluno tem uma vida biológica e cultural ligada à sexualidade e esta vida não é uniforme, não é modelo ou padrão. Todos nós temos nossos desejos, alegrias e frustações em relação ao sexo, faz parte da vida e a escola precisa ser o lugar da vida, por isso, não pode se omitir a discutir essa parte importante de cada um de nós. Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado e que pode ser visto neste blog. Como educador há muito tempo na educação pública do nosso estado não posso deixar de dizer que para mim vocês estão fazendo História. Grande abraço e estou aguardano o III Pro Dia Nascer Feliz, em 2008. Dirceu Castilho - vice diretor eleito da Faculdade de Educação da UERJ, quadriênio 2008-2011.

Deco Ribeiro disse...

Antônio,

Parabéns pela coragem de levantar esse assunto em sala de aula, correndo o perigo de ser publicamente achincalhado (o que de fato ocorreu). Mas algo PRECISA ser feito quanto À educação para o respeito à diversidade sexual dentro das escolas - e seu projeto é NOTA 10!

Depois gostaria de conversar mais com você, se possível.

Um abraço,

Deco Ribeiro
GRUPO E-JOVEM de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados
www.e-jovem.com

Deco Ribeiro disse...

Antônio,

Parabéns pela coragem de levantar esse assunto em sala de aula, correndo o perigo de ser publicamente achincalhado (o que de fato ocorreu). Mas algo PRECISA ser feito quanto À educação para o respeito à diversidade sexual dentro das escolas - e seu projeto é NOTA 10!

Depois gostaria de conversar mais com você, se possível.

Um abraço,

Deco Ribeiro
GRUPO E-JOVEM de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados
www.e-jovem.com

Unknown disse...

Eu adorei a semana foi ,uito explicativo para que possamos levar a sério o que fazemos no dia a dia . Barbara graner é uma pessoa extremamente inteligente adorei seu dialeto para com outro a semana foi incrivel parabéns a todos que fizeram esta semana. E o dia ira sempre nascer feliz com pessoas de coragem de se asumir perante os outros. professor não tenho aula com você mas você é uma pessoa de garra parabéns!